Itens prejudiciais à fertilidade feminina

22 de dezembro de 2017

O papel da mulher na sociedade atual é bem diferente daquilo que fora no passado. Hoje em dia, ela está muito mais ativa nos estudos e no mercado de trabalho, em busca da independência financeira. Por isso, a constituição de uma família tem sido adiada, porém, esse avanço na idade pode ser um fator de risco para a infertilidade. Além deste, outros aspectos são apontados como prejudiciais na hora de tentar engravidar, como problemas ginecológicos, tabagismo e estilo de vida. Entenda melhor como esses itens interferem na fertilidade feminina:

Estresse e estilo de vida

Problemas de ordem psicológica, como o estresse e a ansiedade causam uma série de efeitos negativos para a saúde. Essas condições causam alterações nos níveis hormonais e elevação da pressão arterial, que são fatores que prejudicam as chances de uma mulher engravidar. Por isso, mesmo diante das adversidades da vida, a prática de exercícios físicos, da meditação ou de qualquer outra atividade que ajude a mulher a desenvolver um bom controle emocional impactará positivamente em sua fertilidade.

Idade

Cada mulher tem o seu relógio biológico próprio e conta com uma determinada reserva ovariana, com data limite. O processo de envelhecimento reduz o estoque de óvulos, comprometendo a fertilidade. Além disso, problemas de ordem cromossômica e abortamentos tendem a ser mais comuns nas gestações em mulheres acima dos 35 anos.

Problemas no sistema reprodutor

É essencial que a mulher passe em consulta com um médico ginecologista anualmente. Qualquer alteração no sistema reprodutor feminino (especialmente no útero, nos ovários e nas tubas uterinas) pode impactar negativamente a fertilidade. Miomas, pólipos, endometriose e cistos no ovário são alguns dos problemas que mais prejudicam quem deseja engravidar. Essas condições, além de poderem causar dores e outros sintomas desagradáveis, podem dificultar tanto a fertilização quanto a implantação do embrião. Por isso, quanto mais cedo forem diagnosticadas, melhor será o tratamento.

Tabagismo

O cigarro é bastante conhecido pelos problemas que causa nos sistemas respiratório e circulatório. Além disso, ele também tem efeitos prejudiciais à fertilidade. Com tantas substâncias tóxicas, o fumo frequente pode prejudicar a qualidade dos óvulos, aumentar o risco de aborto, antecipar a menopausa e causar gravidez ectópica – em que a implantação do embrião não ocorre no útero, mas sim nas tubas uterinas. Além disso, é sempre importante lembrar que esses componentes nocivos podem ser transmitidos ao feto.

Obesidade

A má alimentação tem causado cada vez mais sobrepeso e obesidade no mundo moderno. É mais do que constatado que o diabetes e a hipertensão, mais frequentes em obesos, são fatores muito prejudiciais na gestação. Além disso, a obesidade pode causar alterações hormonais que prejudicam a qualidade dos óvulos e causam irregularidades no ciclo menstrual, o que compromete a ovulação.

Problemas Hormonais

Os hormônios têm um papel muito importante em todo o ciclo menstrual, incluindo a ovulação e a implantação do embrião. Qualquer problema que afete os hormônios também pode ser nocivo para quem deseja engravidar. E não se trata exclusivamente de hormônios sexuais. Outros problemas endócrinos, como hipertireoidismo ou hipotireoidismo também, podem prejudicar o ciclo menstrual.

Em conclusão, a prática de exercícios físicos, o controle do peso, uma dieta balanceada, acompanhamento ginecológico regular e controle do estresse e da ansiedade são medidas importantes para melhorar a fertilidade feminina.

Últimos Posts

Itens prejudiciais à fertilidade feminina

22 de dezembro de 2017

Endometriose não tem cura, mas tem tratamento

22 de dezembro de 2017

Conheça os principais fatores de risco para a gestação ectópica

22 de dezembro de 2017

Categorias

PERGUNTE AOS NOSSOS ESPECIALISTAS

Deseja saber detalhes sobre o tratamento?
Clique no botão ao lado para entrar em contato conosco.

AGENDAMENTO DE CONSULTA

Queremos ajuda-la

Preencha os campos para que a nossa equipe de agendamento entre em contato.

Nossa Newsletter

Receba novidades diretamente no seu e-mail!

Rua Itapeva 286, 1° andar
Bela Vista | São Paulo / SP